A soldagem é um processo através do qual duas peças de metal são unidas utilizando calor e eletricidade. Um material de preenchimento é utilizado para formar uma gota de metal fundido, que arrefece a tornar-se um forte ligamento entre as peças. A soldagem é utilizada em diversos tipos de indústrias, incluindo construção civil, construção naval, aeronáutica e eletrônica. Há diversos processos de soldagem, mas os mais comuns são de soldagem fixa (SMAW, sigla em inglês), soldagem por gás metálico inerte (MIG, sigla em inglês) e soldagem por gás inerte de tungstênio (TIG, sigla em inglês).
Soldagem fixa
A soldagem fixa, também conhecida como soldagem por arco metálico blindado é um dos tipos mais simples e mais comuns de soldagem. O eletrodo que dá o nome a esse tipo de soldagem é coberto com um revestimento de metal que funde e forma um gás protetor quando o calor é aplicado, sendo adicionado escória, desoxidantes e uma liga ao metal fundido. A escória é criada quando glóbulos de metal fundido se solidificam na superfície da solda – esses devem ser tirados. Os equipamentos de soldagem fixa são fáceis de usar e de baixo custo. O eletrodo fornece seu próprio fluxo, eliminando a necessidade de fontes adicionais. A soldagem fixa pode ser realizada em todas as posições (em uma superfície plana, horizontal, vertical e ou em lugares elevados), e tem uma menor sensibilidade a correntes de ar se comparados com soldas de gás de proteção.
Soldagem MIG (gás metálico inerte)
As soldagens de gás metálico inerte, ou MIG, utilizam um carretel de fio de aço sólido, que é alimentado para a área de trabalho de uma máquina através de uma ponta de contato presente na “pistola” MIG. A ponta de contato é carregada eletricamente quando o gatilho da arma é puxado, que derrete o fio para criar o material fundido. A soldagem por MIG é normalmente utilizada em ambientes interiores, onde correntes de ar não deslocarão o gás de proteção. No entanto, ela pode ser utilizada no campo utilizando blocos de sopro, como folhas de plástico. A soldagem MIG pode ser aplicada em aço inoxidável, aço-carbono e alumínio. Ela pode ser utilizada para soldar em todas as posições. As desvantagens incluem precisar usar um tanque pesado de gás de proteção e o custo dos produtos descartáveis, como pontas e bicos.
Soldagem TIG (gás inerte de tungstênio)
A soldagem por gás inerte de tungstênio, ou TIG pode ser utilizada em uma ampla variedade de materiais, proporcionando soldas de alta qualidade e não produzindo fumaça tóxica. O gás árgon é utilizado nesse processo para proteger a solda da contaminação, de modo que não há produção de escória. As soldas podem ser realizadas em todas as posições. Todos esses benefícios fazem com que a soldagem TIG seja a escolha ideal para espaços reduzidos. No entanto, esse tipo de soldagem requer mais habilidade e experiência para produzir uma boa solda. A tocha deve ser segurada em um ângulo reto, o banho de fusão deve ser mantido uniforme e deve-se utilizar o preenchimento correto.
Para soldas eletrônicas, conheça o Ferro de Soldar e o Ferro de Soldar tipo Machadinha Foxlux, assim como os nossos Acessórios para Solda – sugador, ponteira, estanho, resistência, etc.
Fonte: eHow