Uma das formas mais populares de distribuição de internet hoje em dia é a conexão via TV a cabo. Mas você sabe como ela funciona?
Na verdade, tudo é bem mais simples do que parece. A grande vantagem desse modo de transmissão de dados é que ele utiliza a mesma estrutura da TV a cabo, ou seja, o mesmo cabo que transmite os canais de TV consegue enviar e receber os dados de internet.
Isso resulta em economia tanto para as provedoras de serviços quanto para os clientes, uma vez que não é preciso instalar uma nova infraestrutura apenas para a internet.
A transmissão dos dados começa na central de distribuição, onde são centralizados todos os equipamentos, antenas e demais aparelhos responsáveis por processar as informações que serão distribuídas para os clientes finais, incluindo canais de TV e internet.
É nessas centrais de distribuição que o sinal é preparado para ser distribuído. Mas como é possível colocar até 500 canais de televisão junto com download e upload de dados de internet em apenas um simples cabo coaxial? Mágica? Não! Através de um sistema que divide cada um dos canais de TV em frequências diferentes.
É como se o cabo coaxial que chega até a sua TV fosse uma rodovia com centenas de pistas paralelas e em cada uma delas trafegasse um canal de televisão diferente. O nome do sistema que divide o sinal de transmissão é um pouco complexo: “Multiplexação por Divisão de Frequência”, ou simplesmente MDF.
Dentro desse sistema, cada canal passa a trafegar por uma frequência diferente, sendo que cada uma possui uma largura típica de 6 MHz.
Entenda agora como o sinal chega até a sua casa:
Todos os créditos do Tecmundo