Entender um pouco de pneus não é tão difícil. Ter certo conhecimento sobre eles pode representar muito para você quando o assunto é segurança, equilíbrio do carro e até economia de combustível. Assim, aprenda alguns dos termos técnicos básicos relacionados a este acessório:
- AQUAPLANAGEM: ocorre quando os pneus perdem contato com a superfície ao passar por uma lâmina de água.
- BANDA DE RODAGEM: é a parte do pneu que toca a superfície.
- DESENHO DE BANDA DE RODAGEM: são os desenhos, os sulcos do pneu, na parte em que ele toca o chão. Para os diversos tipos de ambiente e condições de tempo há desenhos específicos. Assim, pneus para chuva são mais borrachudos com profundos canais para o deslocamento da água. Pneus para tempo seco, ao contrário, têm menos sulcos para aumentar a superfície de contato.
- FLANCO: é a parte lateral do pneu.
- OMBRO: é a quina do pneu, onde a banda de rodagem e o flanco se encontram.
- CARCAÇA: é o que sustenta o pneu. Trata-se de uma estrutura normalmente formada de materiais metálicos ou têxteis.
- ESTRUTURA RADIAL: carcaça com uma ou mais lonas com cordonéis dispostos.
- COMPOSTO DO PNEU: são os materiais que compõem a borracha do pneu. Pode haver variações de materiais ou
concentração, o que vai designar as características do pneu. - INDICADOR DE DESGASTE: saliência de borracha em um sulco do pneu. Se o pneu é gasto de forma a atingir tal saliência, torna-se inviável para o uso, devendo ser substituído.
- RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO: é a resistência do pneu ao movimento do veículo. Quanto menor essa resistência, melhor.
- PNEU SEM CÂMARA DE AR: não utilizam câmara interna. Só funcionam com aros específicos e válvulas adequadas.
VÁLVULA: dispositivo utilizado para colocar e expulsar o ar do pneu.Estes são alguns dos termos técnicos mais utilizados no que se refere a pneus. Porém, eles possuem outras características, como capacidade de carga e categoria de velocidade. Elas são comunicadas através de códigos, que vão ao lado das informações sobre as medidas do pneu. Para checar tais códigos, basta ir ao site dos principais fabricantes e consultar as tabelas.
Todo automóvel deve possuir as ferramentas necessárias para trocar um pneu: um Macaco para erguer o carro, um estepe para ajudar você a chegar em casa ou em um posto de serviço para reparar o seu pneu e uma Chave de Roda para remover a porca mantém o seu pneu rasgado ou murcho no lugar com segurança.
Com informações do Portal da Lu