Segundo a bióloga Denise Dalbosco Dell’Aglio, apesar de parecer que os mosquitos são atraídos pela luz, eles não são. Os mosquitos nos detectam de três maneiras: pela visão, e por isso durante o dia ou quando as luzes estão acesas somos diretamente atacados; por sensores químicos que localizam odores e o dióxido de carbono exalado na nossa respiração, e por sensores de calor. Durante o dia, uma dica é evitar roupas escuras, que contrastam com o ambiente quando nos movimentamos e facilitam a nossa localização. Porém não podemos esquecer que somos atacados no escuro também, pois mosquitos conseguem sentir o calor e odores do nosso corpo a uma distância de impressionantes 50 metros.
Se você já notou que algumas pessoas atraem mais mosquitos, você está certo! Uma a cada 10 pessoas é altamente atraente para os mosquitos. A razão disso ainda não foi totalmente solucionada, porém já se sabe que a química corporal de cada indivíduo influencia os odores que são liberados pela superfície da pele. Por isso a maioria das receitas caseiras para afastar mosquitos consiste em substâncias com odores bem fortes, tais como óleo de eucalipto, citronela e alho, apesar da eficácia desses métodos ser passageira.
Os insetos que voam em direção às lâmpadas, como mariposas e cascudinhos, também não são atraídos por ela. O que acontece é que os insetos usam a luz para se localizar. E para isso precisam de pontos fixos de luz, como o Sol, a Lua e as estrelas. Quando acendemos uma lâmpada criamos uma “lua artificial” que confunde a navegação dos insetos, fazendo com que eles tentem corrigir o voo voando em círculos ao redor da lâmpada, até cansarem e caírem.
Fonte: Clique RBS