Se você é prestador de serviços no ramo da elétrica, certamente já se deparou com reclamações ou pechincha de clientes a respeito do orçamento apresentado. Para o consumidor, assim como para todos nós que valorizamos nosso “suado dinheirinho”, tudo o que envolve pagar é um incômodo, então é natural que haja certa resistência num primeiro momento. Mas existem formas criativas de quebrar as barreiras entre o seu orçamento e o cliente. Hoje você vai aprender algumas dicas de como apresentar um orçamento quase impossível de ser recusado. Além disso, vai ter acesso a um modelo para envio de orçamento que vai facilitar e muito a sua vida. Preparado?
1) Conquiste o cliente com sua pró-atividade. Como? Em sua primeira visita ao local, leve com você sua maleta de ferramentas e, antes de começar a falar sobre os valores do projeto, peça para ver o circuito elétrico. Por quê? Porque em boa parte dos casos, há algo a ser ajustado no circuito, então você tem a oportunidade de demonstrar que entende do assunto e que está disposto a executar o projeto com profissionalismo e disposição. Mas calma! Aqui estamos falando sobre pequenos reparos, que podem ser resolvidos ali mesmo, na hora, com o auxílio de uma fita isolante, chaves de fenda e outras ferramentas simples. O serviço pesado vem somente após a aprovação do orçamento.
2) Não passe o orçamento no primeiro contato. Com exceção dos clientes que fazem questão de ter o valor na hora, explique que você prefere passar por e-mail ou entregar impresso, pois quer apresentar o projeto em detalhes para melhor entendimento do cliente. Essa atitude demonstra que você não está somente interessado em simplesmente prestar um serviço remunerado, mas também está disposto a oferecer soluções que vão facilitar a vida do cliente e garantir a segurança dele e de sua família.
3) Fale sobre seus diferenciais. Argumente que seu projeto segue as normas vigentes, explicando o que isso significa na prática. Mostrar profissionalismo é a melhor forma de convencer clientes.
4) Faça um orçamento padrão para envio por e-mail ou imprimir e entregar em mãos. Ok, nós entendemos que é mais prático anotar ali na hora os valores do seu serviço, mas pode confiar, uma apresentação um pouco mais elaborada, seja no Word, Excel ou no próprio corpo do e-mail, vai chamar a atenção do seu cliente e aumentar as chances de aprovação do orçamento. No final do texto nós vamos disponibilizar um exemplo simples e fácil, que você pode copiar e usar no dia a dia.
5) Registre seu trabalho na internet. Um jeito simples e gratuito de divulgar seu trabalho é criando uma página no Facebook. A “fan Page” é diferente do seu perfil pessoal e só deve conter publicações sobre o seu trabalho. Você pode postar fotos do antes e depois do seu projeto, das instalações que fez, curiosidades sobre a área elétrica, suas promoções, etc. Ao visitar novos clientes, convide-os a acessar sua página para conhecer melhor o seu trabalho. E não se preocupe, administrar uma página no Facebook é quase como administrar o seu perfil pessoal na rede. A diferença é que você vai postar as coisas pensando em gerar negócios. Clique aqui e confira o passo a passo de como fazer isso.
A essa altura, esperamos que você esteja convencido da importância de dar um upgrade no seu primeiro contato como cliente, e nós queremos te ajudar ainda mais! Confira abaixo um modelo simples de e-mail de orçamento que você pode copiar e editar as informações para enviar/entregar aos seus clientes.
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Modelo de e-mail para envio de orçamento:
Curitiba, 10/11/2016
Orçamento:
Cliente:
Ref: Instalação elétrica.
Prezado cliente,
Com o mesmo alto nível de confiabilidade e parceria, submeto à vossa apreciação minha proposta para execução dos serviços em referência, tomando como base informações coletadas no local.
Descrição dos serviços a serem executados:
1- Colocação dos fios conforme padrão da abnt 5410 e 5419.
2- Colocação do cabo de telefone.
3- Colocação do cabo de antena.
4- Colocação dos acessórios de acionamento (interruptores e tomadas).
5- Colocação do interfone.
6- Revisão geral da instalação existente.
Preço:
O preço proposto para execução dos serviços em regime de empreitada global importa em R$= 700,00 (setecentos reais).
Condições de pagamento:
R$= 200,00 para começar, saldo em 2x vezes de R$= 250,00.
Prazo de entrega 10 dias.
Providências a cargo do senhor(a):
Tornar possível o acesso ao imóvel, e aquisição dos materiais.
Esperando atender às suas expectativas, coloco-me à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Francisco Jose sobrinho.
Tel:
(Anexo) Planilha detalhada dos materiais a serem usados:
Item Descrição Quantidade Preço
1.0 | Rolo de fio de 6.0mm | 01 | |
2.0 | Rolo de fio 4.0mm | 01 | |
3.0 | Fita isolante 20 mts. | 04 | |
4.0 | Rolos de fio 2.5mm vermelho | 02 | |
5.0 | Rolos de fio 2.5mm azul. | 02 | |
6.0 | Rolos de fio 2.5mm verde. | 01 | |
7.0 | Rolos de fio 1.5mm branco | 01 | |
8.0 | Fio de telefone ci 1 par metro.s | 30 | |
9.0 | Tomadas 2 P. | 14 | |
10.0 | Tomadas 2 P+T. | 06 | |
11.0 | Tomadas telefone. | 03 | |
12.0 | Tomadas antena.caixa 4×4 | 02 | |
13.0 | Pulsador campainha. | 01 | |
14.0 | Interruptores simples. | 05 | |
15.0 | Interruptores com tomada conjunta. | 02 | |
16.0 | Interruptores paralelo 2 teclas. | 02 | |
17.0 | Espelhos cego caixa 4×2 | 04 | |
18.0 | Obs: todos os disjuntores, deverão ser no padrão din. | ||
19.0 | Disjuntores DR 63 amper 30ma | 01 | |
20.0 | Disjuntores 40 amper bipolar | 01 | |
21.0 | Disjuntores 32 amper bipolar | 02 | |
22.0 | Disjuntores 20 amper unipolar | 03 | |
23.0 | Disjuntores 16 amper unipolar | 01 |
IMPORTANTE
*Se for entregar pessoalmente, imprima e coloque em um envelope A4.
*Só coloque os preços dos materiais caso seja o cliente quem vai comprar.
Modelo disponibilizado por: Blog do Eletricista
Gostei do modelo, estou buscando um para meus serviços de elétrica e dutos de ar condicionado e este me serviu de referência.
Algo que me deixa em dúvida seria e se no trabalho surgir algo inesperado como uma determinada instalação de fio que entendia-se existir mas só foi possível conferir ao executar o trabalho? Estas questões imprevisíveis não deveriam estar colocadas de alguma forma ou isso assusta o cliente?
Olá Igor! Que bom poder contribuir com seu trabalho de alguma forma! 🙂 Quanto à sua dúvida, acreditamos que o mais adequado seja conversar abertamente com seu cliente, assim que o problema for identificado, demonstrando a necessidade de reajustar o orçamento previamente apresentado. Transparência é sempre a melhor escolha!
MUITO BOM, SIMPLES E OBJETIVO.
GRATO.
Que bom que gostou, José! Volte sempre!