5 dicas para um orçamento de elétrica (quase) impossível de ser recusado

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Se você é prestador de serviços no ramo da elétrica, certamente já se deparou com reclamações ou pechincha de clientes a respeito do orçamento apresentado. Para o consumidor, assim como para todos nós que valorizamos nosso “suado dinheirinho”, tudo o que envolve pagar é um incômodo, então é natural que haja certa resistência num primeiro momento. Mas existem formas criativas de quebrar as barreiras entre o seu orçamento e o cliente. Hoje você vai aprender algumas dicas de como apresentar um orçamento quase impossível de ser recusado. Além disso, vai ter acesso a um modelo para envio de orçamento que vai facilitar e muito a sua vida. Preparado?

1) Conquiste o cliente com sua pró-atividade. Como? Em sua primeira visita ao local, leve com você sua maleta de ferramentas e, antes de começar a falar sobre os valores do projeto, peça para ver o circuito elétrico. Por quê? Porque em boa parte dos casos, há algo a ser ajustado no circuito, então você tem a oportunidade de demonstrar que entende do assunto e que está disposto a executar o projeto com profissionalismo e disposição. Mas calma! Aqui estamos falando sobre pequenos reparos, que podem ser resolvidos ali mesmo, na hora, com o auxílio de uma fita isolante, chaves de fenda e outras ferramentas simples. O serviço pesado vem somente após a aprovação do orçamento.

2) Não passe o orçamento no primeiro contato. Com exceção dos clientes que fazem questão de ter o valor na hora, explique que você prefere passar por e-mail ou entregar impresso, pois quer apresentar o projeto em detalhes para melhor entendimento do cliente. Essa atitude demonstra que você não está somente interessado em simplesmente prestar um serviço remunerado, mas também está disposto a oferecer soluções que vão facilitar a vida do cliente e garantir a segurança dele e de sua família.

3) Fale sobre seus diferenciais. Argumente que seu projeto segue as normas vigentes, explicando o que isso significa na prática. Mostrar profissionalismo é a melhor forma de convencer clientes.

4) Faça um orçamento padrão para envio por e-mail ou imprimir e entregar em mãos. Ok, nós entendemos que é mais prático anotar ali na hora os valores do seu serviço, mas pode confiar, uma apresentação um pouco mais elaborada, seja no Word, Excel ou no próprio corpo do e-mail, vai chamar a atenção do seu cliente e aumentar as chances de aprovação do orçamento. No final do texto nós vamos disponibilizar um exemplo simples e fácil, que você pode copiar e usar no dia a dia.

5) Registre seu trabalho na internet. Um jeito simples e gratuito de divulgar seu trabalho é criando uma página no Facebook. A “fan Page” é diferente do seu perfil pessoal e só deve conter publicações sobre o seu trabalho. Você pode postar fotos do antes e depois do seu projeto, das instalações que fez, curiosidades sobre a área elétrica, suas promoções, etc. Ao visitar novos clientes, convide-os a acessar sua página para conhecer melhor o seu trabalho. E não se preocupe, administrar uma página no Facebook é quase como administrar o seu perfil pessoal na rede. A diferença é que você vai postar as coisas pensando em gerar negócios. Clique aqui e confira o passo a passo de como fazer isso.

A essa altura, esperamos que você esteja convencido da importância de dar um upgrade no seu primeiro contato como cliente, e nós queremos te ajudar ainda mais! Confira abaixo um modelo simples de e-mail de orçamento que você pode copiar e editar as informações para enviar/entregar aos seus clientes.

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Modelo de e-mail para envio de orçamento:

Curitiba, 10/11/2016
Orçamento:
Cliente:
Ref: Instalação elétrica.
Prezado cliente,
Com o mesmo alto nível de confiabilidade e parceria, submeto à vossa apreciação minha proposta para execução dos serviços em referência, tomando como base informações coletadas no local.
Descrição dos serviços a serem executados:
1- Colocação dos fios conforme padrão da abnt 5410 e 5419.
2- Colocação do cabo de telefone.
3- Colocação do cabo de antena.
4- Colocação dos acessórios de acionamento (interruptores e tomadas).
5- Colocação do interfone.
6- Revisão geral da instalação existente.
Preço:
O preço proposto para execução dos serviços em regime de empreitada global  importa em R$= 700,00 (setecentos reais).
Condições de pagamento:
R$= 200,00 para começar, saldo em 2x vezes de R$= 250,00.
Prazo de entrega 10 dias.
Providências a cargo do senhor(a):
Tornar possível o acesso ao imóvel, e aquisição dos materiais.
Esperando atender às suas expectativas, coloco-me à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Francisco Jose sobrinho.
Tel:
(Anexo) Planilha detalhada dos materiais a serem usados:
Item          Descrição                                                                     Quantidade             Preço

1.0 Rolo de fio de 6.0mm 01
2.0 Rolo de fio 4.0mm 01
3.0 Fita isolante 20 mts. 04
4.0 Rolos de fio 2.5mm vermelho 02
5.0 Rolos de fio 2.5mm azul. 02
6.0 Rolos de fio 2.5mm verde. 01
7.0 Rolos de fio 1.5mm branco 01
8.0 Fio de telefone ci 1 par metro.s 30
9.0 Tomadas 2 P. 14
10.0 Tomadas 2 P+T. 06
11.0 Tomadas telefone. 03
12.0 Tomadas antena.caixa 4×4 02
13.0 Pulsador campainha. 01
14.0 Interruptores simples. 05
15.0 Interruptores com tomada conjunta. 02
16.0 Interruptores paralelo 2 teclas. 02
17.0 Espelhos cego caixa 4×2 04
18.0 Obs: todos os disjuntores, deverão ser no padrão din.
19.0 Disjuntores DR 63 amper 30ma 01
20.0 Disjuntores 40 amper bipolar 01
21.0 Disjuntores 32 amper bipolar 02
22.0 Disjuntores 20 amper unipolar 03
23.0 Disjuntores 16 amper unipolar 01

IMPORTANTE
*Se for entregar pessoalmente, imprima e coloque em um envelope A4.
*Só coloque os preços dos materiais caso seja o cliente quem vai comprar.
 Modelo disponibilizado por: Blog do Eletricista

4 Comentários

  1. Gostei do modelo, estou buscando um para meus serviços de elétrica e dutos de ar condicionado e este me serviu de referência.
    Algo que me deixa em dúvida seria e se no trabalho surgir algo inesperado como uma determinada instalação de fio que entendia-se existir mas só foi possível conferir ao executar o trabalho? Estas questões imprevisíveis não deveriam estar colocadas de alguma forma ou isso assusta o cliente?

    1. Olá Igor! Que bom poder contribuir com seu trabalho de alguma forma! 🙂 Quanto à sua dúvida, acreditamos que o mais adequado seja conversar abertamente com seu cliente, assim que o problema for identificado, demonstrando a necessidade de reajustar o orçamento previamente apresentado. Transparência é sempre a melhor escolha!

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